Manter a calibração em dia pode evitar prejuízos nas suas pesagens
Escrito em 20 fevereiro, 2023 em Indústria

As balanças são instrumentos de pesagem de máxima precisão, principalmente para o setor industrial, uma vez que garante a avaliação e os processos corretos por meio da medição do peso.

 

No entanto, para garantir que os resultados dessas pesagens sejam sempre corretos e de acordo com a realidade, é preciso que seja feita a calibração – método que evita problemas na produção e pesagem da indústria.

 

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura até o final!

O que é uma calibração de balanças?

Conhecido como calibração, esse é um procedimento para entender e atestar os resultados e erros de medição apresentados pelas balanças, onde a base de referência é uma massa padrão.

 

O procedimento é baseado na comparação entre instrumento calibrado e os padrões de qualidade metrológica aceitáveis dentro da respectiva norma.

 

Algumas empresas especializadas no assunto oferecem serviço para os mais variados tipos de balanças. Sejam elas analíticas, industriais ou de precisão, todas devem estar em excelentes condições de funcionamento, junto a uma calibração correta.

Problemas que podem surgir caso a calibração dos seus instrumentos de pesagem não ocorra

Uma coisa é certa: todo e qualquer instrumento de pesagem deve ser homologado pelo INMETRO, e quando em uso, estar com sua verificação regular em dia. Desta forma descarta-se uma possível autuação em caso de inspeção do órgão regulamentador.

 

É comum surgirem falhas que consequentemente ocasionam prejuízos. Nesse caso, o selo de verificação e lacre afirma que o instrumento passou por todos os testes cabíveis, sendo considerado apto para ser utilizado.

Durante o uso é preciso realizar calibrações periódicas. A falta dessa manutenção pode ocasionar em:

 

  • desperdício de matéria-prima;
  • erro no cálculo de componentes durante o uso;
  • sérios problemas com a fiscalização;
  • necessidade de pausar as produções;
  • produtos com qualidade inferior;
  • pesagens incorretas.

 

Por fim e não menos importante, a falta de calibração gera um maior desgaste para as balanças durante a sua utilização.

Afinal, como realizar a calibração e evitar prejuízos? 

De forma bem simples, a calibração das suas balanças é realizada a fim de verificar se os resultados estão corretos e seguros, sem nenhum tipo de desvio, o que certamente ajuda na diminuição dos prejuízos.

 

A calibração só pode ser realizada por uma empresa permissionária, utiliza-se de comparação com peso padrão rastreado RBC.

 

Se por acaso o valor que aparecer na balança for diferente do peso referência, é sinal de que o nível de erro pode estar com alterações, mesmo que apresente tolerâncias.

 

Essas tolerâncias ajudam a entender os resultados das calibrações, sendo divididas em:

 

  • tolerâncias legais;
  • tolerâncias do fabricante;
  • tolerâncias do processo.

 

Com isso, as balanças só serão consideradas adequadas quando o peso estiver de acordo com o estabelecido pelo fabricante, fiscalizações, normas regulamentadoras e o indicado para o processo de pesagem.

 

Eu preciso de fato realizar a calibração nos meus instrumentos de pesagem? 

 

Por se tratarem de instrumentos de alta precisão, as balanças devem sempre estar com a calibração em dia. Então, sim, é preciso realizá-la sem hesitar. Outro ponto é que o manuseio dessas balanças deve ser realizado exclusivamente por pessoas especializadas.

 

Promover uma manutenção preventiva pode diminuir a chance de prejuízos relacionados com a danificação do instrumento de pesagem, seja pela necessidade de substituição ou pelo tempo em que ficará sem funcionar.

 

Um equipamento parado é sinal de interferência e prejuízos na sua indústria. Você não quer passar por essa situação, não é mesmo? 

Conheça as normas para calibração de balanças

A norma responsável por estabelecer critérios sobre o prazo entre uma calibração e outra, além da verificação dos padrões dos instrumentos de pesagem, é conhecida por NIT-DICOL-003, regulamentada pelo INMETRO.

 

Essa NIT prevê que todos os padrões que se relacionem com medições e que influenciam nos resultados oferecidos por essas balanças devem ser calibrados dentro de um determinado período de tempo, ou ainda sempre que houver reparos ou manutenções.

 

Vale ressaltar que todo o prazo é definido pelo INMETRO, contudo, o indicado para balanças de peso padrão é que a calibração ocorra a cada 24 meses. Já outros instrumentos podem demandar uma calibração em um período mais curto de tempo.

Alfa Instrumentos conta com assistência técnica para os seus instrumentos de pesagem

Já imaginou contar com uma empresa que ofereça assistência técnica para todo o Brasil, junto a uma equipe qualificada? Aqui, na Alfa Instrumentos, isso é possível! Somos uma empresa referência no assunto instrumentos de pesagem.

 

O serviço de calibração oferecido pela Alfa auxilia na manutenção dos seus equipamentos, fazendo com que a sua indústria não pare, estando sempre de acordo com as normas regulamentadoras.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e fale com a nossa equipe agora mesmo!